sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

SEMAS e UEPB abrem a XII Semana do Idoso

Teve início nesta quarta-feira (09), no SESC Centro, em Campina Grande, o 12º Seminário Municipal do Idoso, que neste ano aborda o tema “Políticas Públicas de Atenção à Pessoa Idosa”. O evento, que será realizado até amanhã, é promovido através de uma parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Gerência do Idoso.

Compuseram a mesa de abertura a gerente do Centro de Convivência do Idoso e coordenadora geral do evento, Gilma Souto Maior; a voluntária social no município de Campina Grande, Nilda Gondim, representando o prefeito Veneziano Vital do Rego; a integrante do Conselho Estadual do Idoso, Maria Auxiliadora de Oliveira e a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, Maria Carmem de Araújo Sousa.

Ainda estiveram presentes na oportunidade, a professora da UEPB e uma das coordenadoras do evento, Maria de Fátima Araújo; o advogado do Centro de Atendimento a Vítimas de Crimes (CEAV-CG), Rodrigo Caldas; a assistente social do SESC Centro, Najat Rossi; o presidente da Associação dos Aposentados, José Pereira Irmão e o presidente do Conselho Municipal do Idoso de Campina Grande, Eraldo Moura.

Com a participação de um público diversificado e composto por pessoas de todas as idades, a programação teve início com a apresentação de dança “Rumba”, executada pelas integrantes do grupo de terceira idade do Programa Conviver, que há vinte anos atua em Campina Grande, atendendo mais de 1.200 idosos, através de uma equipe multidisciplinar e programas interativos.

Segundo Gilma Souto Maior, a cidade conta, hoje, com uma infra-estrutura bastante desenvolvida de atendimento aos idosos. Entre as instituições que a compõe, ela citou o SESC, Serviço Social da Indústria (SESI), pastorais, igrejas, comunidade dos Vicentinos, Associação de Aposentados e Pensionistas, Ginásio Meninão, por meio do seu grupo de caminhadas, o Centro Esportivo Plínio Lemos e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Valorização da pessoa idosa

Um dos pontos altos da tarde foi a conferência “O papel da Secretaria de Estado e Desenvolvimento na efetivação de Políticas Públicas de atendimento a Pessoa Idosa no Estado da Paraíba”, ministrada pela secretária de Estado e de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Giucélia Araújo de Figueiredo.

Ela tratou das ações efetuadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano, e tudo o que se tem feito atualmente no que se refere aos idosos. “Nós entendemos que este é um segmento que merece todo o respeito e determinação de nossa parte, especialmente para construir mecanismos e ações em busca da qualidade de vida do idoso em nosso Estado”, disse.

As políticas públicas envolvem desde atividades de recreação e lazer, até os direitos fundamentais, que englobam saúde, educação, transporte, aposentadoria, entre outras iniciativas, que estão incluídas nos direitos da pessoa idosa, dispostas em estatuto e que os órgãos têm obrigação de implementar.

“Muitas vezes, os cidadãos deixam de ser beneficiários de seus direitos somente por falta de informação. Temos, por exemplo, uma lei que dispõe sobre a gratuidade dos transportes intermunicipais para pessoa idosa e estamos fazendo uma força tarefa para que ela chegue ao conhecimento de todos que possam usufruir disso”, informou a secretária.

Ascom UEPB

0 comentários:

Inscrições

Serão feitas no prédio da Faculdade de Serviço Social da UEPB; Rua Antônio Guedes de Andrade, Catolé - Campina Grande-PB. Os trabalhos serão enviados para: seminarioidoso@gmail.com

Local do evento

Sesc Centro
Av. Canal, defronte ao viaduto Elpídio de Almeida.

Contato: seminarioidoso@gmail.com

Acessos desde 17/XI/09

XII Seminário Municipal do Idoso - 2009. Campina Grande-PB;

Back to TOP